domingo, 22 de novembro de 2009

"Mãos na massa"

Esta semana pusemos a mão na massa e fizemos o nosso pão. Não há palavras para descrever o quanto nos divertimos.

Todas as crianças participaram amassando o seu pedaço. Claro que no fim juntamo-los todos e acabamos nós por terminar o trabalho, explicando o seu processo.

Após a massa ter levedado umas 2 horas, distribuímos uma pequena bola de massa por cada criança e estas deram a forma que quiseram. Alguns minutos mais tarde foi este o resultado:

"Adorei fazer pão. Estava bom e fofinho." (João Maria - 5 anos)

"Gostei de comer o pão quentinho com manteiga." ( Inês Alegria - 2º ano)

"Foi muito fixe amassar o pão e mexer na farinha." (Guilherme Vidigal - 1º ano)

"O que mais gostei foi amassar o pão e fazer as formas, mas não comi o meu pão porque quis levar para casa." (Maria Conde -2º ano)

"O meu pão tem a forma de um coração para dar à minha mãe" (Lourenço - 5 anos)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A amizade na Academia

Os amigos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento social dos mais novos. Através da brincadeira, a criança aprende a ganhar e a perder, descobre a diferença entre o certo e o errado e passa a compreender o ponto de vista dos outros. A relação com o meio não pode estar limitada aos pais ou à família mais próxima; é preciso deixar a criança conviver com os seus pares, bem como com crianças mais novas e mais velhas. Esta interacção com as diferentes faixas etárias é fundamental ao processo de diferenciação e, por consequência , à construção do "eu".
Tendo em conta esta premissa, nós, educadoras da Academia, pretendemos incorporar na educação das nossas crianças as emoções, os sentimentos e o mundo afectivo.

Por isso cada actividade é planeada sempre com a finalidade de estimular a importância da amizade, a preocupação com os outros, a confiança, as relações sociais, a lealdade e a solidariedade...

Não tem sido uma tarefa fácil, porque cada criança é um caso, mas podemos afirmar que temos conseguido alcançar a maioria destes objectivos, não só entre eles, mas também connosco. Esta cumplicidade tem sido notória nos desenhos que nos deixam, nos abraços e mimos que nos dão quando abrimos a porta, até nos simples textos que escrevem para este blog.

É por isso que iremos continuar a trabalhar para que as nossas crianças se formem com valores éticos e morais saudáveis, para que as suas emoções e sentimentos estejam presentes nos processos de tomada de decisões, na criatividade e na solução dos seus problemas.

O nosso dia na Academia

Na Academia dos Morangos fazemos muitas coisas, por exemplo: jogos, trabalhos manuais e também trabalhamos.
Nós, quando acabamos os trabalhos, ou fazemos jogos em grupo ou trabalhos manuais. Hoje, 18 de Novembro, por exemplo, fizemos pão e foi muito divertido.
A sala de estudo é onde fazemos os trabalhos de casa e estudamos para os testes, por vezes fazemos fichas de matemática, de ciências, de português... Trabalhamos muito, mas sabemos que é para nosso bem.
Também há muitas monitoras na Academia e vamos começar pela Joana.
A Joana é muito simpática, está sempre a brincar connosco, encoraja-nos a fazer coisas novas e ajuda-nos quando mais precisamos.
A Margarida é a nossa professora. É exigente, ajuda-nos nos T.P.C e ajuda-nos quando precisamos de estudar.
A Bia é uma auxiliar excelente e está sempre na brincadeira connosco.
A Cila é uma das condutoras e é simpática e também divertida.
A Sara ajuda no transporte e monotoriza os tempos livres.
A Marta é a directora da Academia e preocupa-se muito connosco.
Gostamos de estar na Academia porque é um sítio que vale a pena.
Diogo Dias e Sofia Almeida 5º ano

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Experiências na Academia

Vivemos na era da Ciência e da Tecnologia. Todos os dias surgem novas descobertas. Precisamos de estar preparados para viver num mundo complexo e de rápidas mudanças científicas e tecnológicas. Temos de adquirir a capacidade de entender a ciência e de desenvolver novas formas de pensar que nos permitam adaptar à contínua evolução do Mundo. Será através da Ciência que iremos desenvolver novos conhecimentos que nos ajudarão a resolver os problemas da vida real.

Por isso, na Academia Morangos desenvolvemos regularmente experiências científicas de forma a que os nossos alunos observem os fenómenos, discutam essas observações, realizem experiências pensadas por si ou com a ajuda das Educadoras, descrevam e discutam os dados obtidos, para que possam descobrir por si próprios as respostas para as suas dúvidas.


Os nossos alunos estarão assim a procurar explicações para alguns dos fenómenos que nelas ocorrem, aprenderão a observar o mundo que os rodeia e confrontarão opiniões, realizando tentativas que os ajudarão bastante neste processo. Irão adquirir inconscientemente hábitos que lhes permitirão estudar, compreender e investigar tudo o que os rodeia.

Richard P. Feynman: “(...)o mundo aparece-nos tão diferente depois de aprender ciência... Por exemplo as árvores são basicamente feitas de ar. Quando se queimam voltam ao ar e no calor da chama é libertado o calor da luz do sol que foi aprisionado para converter o ar em árvore. Nas cinzas fica a pequena parte restante que não veio do ar mas sim da terra sólida. Mas a ciência não nos ensina nada, a experiência sim, essa é que nos ensina. "



O que acho desta Academia...

Olá a todos! Daqui fala a ... bem... daqui fala uma frequentadora da Academia Morangos. Como não tenho um tema próprio para falar, vou dar a minha opinião sobre a Academia em geral.
1º ponto - Sala de Estudo e o seu funcionamento:
Quando entramos na sala de estudo... é inferno total! Trabalhamos, trabalhamos... e fichas, fichas... Que seca!!!
2º ponto - As monitoras... bem...vou falar só sobre a Joana.
Não há quem ature aquela mulher... só às vezes... quando consegue ser simpática é mesmo "balalaica"! Nome inventado por mim... Mais ou menos! E também badochinha.. ou melhor... roliça! Mas é bué fixe!
3º ponto... Não tenho mais nada a dizer...lol! Espero que leiam o meu texto e que gostem!


Muitos kisses da... frequentadora da Academia Morangos

Inês Silva 7º ano

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dia de São Martinho

A 11 de Novembro celebramos o dia de São Martinho. Sendo um dos santos mais queridos da população, ficou conhecido pela sua generosidade e humildade para com os mais pobres.

O episódio mais notório da sua vida lendária relata o dia em que ele partilhou a sua capa com um pobre mendigo, dando origem à “Lenda do Verão de São Martinho”.

Seguindo a tradição, todos os anos os nossos alunos recriam actividades alusivas a este tema...e este ano não foi excepção.

Eis alguns exemplos do que foi feito:





Tertúlia dos Morangos

Verdadeiro ou falso?!

Será que:
A Sara está grávida?
A Joana é detective privada?
A Margarida é alcoólica?
A Marta tem um gabinete de tortura?
A Ana é bruxa maléfica?
A Cila não tem carta de condução?!
A Bia trabalha mais do que a Ana?
Para mais informações telefone para as pessoas da Academia e confronte-as!!!!!

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH


João Nuno 6ºAno

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ULTIMATO AOS NOSSOS ALUNOS =)

Visto que os comentários dos nossos alunos não têm sido muito agradáveis, venho por este meio comunicar que a partir de hoje as fichas serão triplicadas, será proibido a hora do lanche, não poderão falar durante o apoio e nos tempos livres, e estão expressamente proibidos de ir à casa-de-banho.

Atenciosamente

GRUPO DE TORTURA =)
AHAHAHAHAHAHA

Academia Morangos no seu PIOR

Vou começar por falar o meu dia-a-dia na Academia. Quando entramos na Academia há sempre uma monitora que nos pergunta se tivemos um "Muito Bom" ou "Bom" nos testes de Inglês. Se tivermos "Muito bom" dá-nos beijinhos e rebuçados, mas se tivermos "Bom" dá-nos belinhas e palmadas (mesmo se tivermos "Muito Bom" dá-nos uma belinha extra)
Agora vou falar no período que estou nos Morangos. Depois de levarmos as belinhas todas, vamos para a Sala da Tortura, também conhecida pela Sala do Inferno (Sala de Estudo). Lá encontramos uma monitora extremamente perigosa. Se ela vir que alguma criança tem uma caneta Uni-Ball, estrangula-nos até lhe darmos a caneta (falo por experiência própria).
Depois de sermos torturados o suficiente, vamos para a hora do lanche. Se por acaso, quando comemos, deixarmos cair uma migalhinha no chão, há uma auxiliar que nos obriga a todos a deitar o lanche para o lixo, para morrermos todos à fome (nunca ninguém se atreveu).
A seguir, jogamos jogos (que por sinal, não são nada divertidos). Só nos obrigam a jogar ao "Mata" e ao "Bife". E sabem porquê que escolhem estes jogos? Porque são violentos.
Há uma monitora que nos obriga a descalçar e se abrirmos a boca dá um berro que todos se calam... Até os grilos lá fora (mais parece que tirou um curso no Colégio Militar).
Quando o dia acaba, há duas monitoras do transporte especializadas para a tortura de crianças. Elas lutam como duas selvagens para verem que levam nas suas carrinhas nesse dia. Geralmente ganha a monitora loira POSTIÇA. Quando é a monitora baixa e vampira, chego a casa com sinais de espancamento, quando é a loira, sempre agarrada ao telemóvel para combinar com as amigas a próxima tortura, chego a casa com sinais de luta (sim, porque eu defendo-me).
E pronto... é asssim a minha vida... numa Academia de tortura.
Este texto foi baseado em factos reais, mas nao é totalmente verdade =)))))
BEATRIZ MATA 6ºANO

Academia Telheiras - As Educadoras da Academia

Eu, nesta espécie de texto, vou falar das pessoas que trabalham na Academia...

A Joana:
A Joana é uma pessoa super, super, super chata... mas quando quer é hiper, mega querida, simpática, amorosa e gorducha!!!! Ops! A Joana prefere que nós lhe chamemos ROLIÇA!!!!

A Ana:
Eu gosto da Ana mas ela trazia muitas fichas e dava-nos muita porrada quando não as traziamos e também nós a chamavamos de CHATA!

A Marta:
A Marta é uma pessoa simpática mas um pouco resmungona. Eu não posso falar muito da Marta porque ela está pouco tempo na Academia.

A Sara:
Ouvi dizer que a Sara está grávida, é verdade?! A Sara nem é má pessoa mas tem cá um feitizinho...Ui!!!!! Ninguem a atura! =)

A Margarida:
A Margarida veio para cá este ano mas já deu para perceber que ela não é flor que se cheire. Ouvi dizer que a "Magui" tratava muito mal as crianças na SALA DE TORTURA (Sala de estudo). Cuidado a Margarida Morde!

A Bia:
Eu gosto da Bia e já a conheço desde que entrei para a Academia, mas eu percebi desde o momento em que a conheci que era uma pessoa de RESPEITO, MUITO RESPEITO... e com respeito eu quero dizer Má !!!!! =)

O que eu disse aqui foram apenas algumas mentirinhas, mas algumas situações são verdadeiras!!!

Apesar de tudo GOSTO MUITO DE VOCÊS

INÊS DIAS - 7º ANO