sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ho!Ho!Ho! O Natal chegou à Academia!

Este Natal quisemos sensibilizar os mais novos para a reutilização de resíduos, bem como o gosto pela actividade lúdica e artística. Desta forma, decidimos criar uma árvore de Natal reciclável.

Para a sua construção utilizámos:

* Rolos de cozinha;
* Rolos de papel higiénico;
* Cartão;
* Caixa de cereais;
* Pacotes de leite;
* Rolos de linhas;
* Retalhos de tecido;
* Restos de cartolinas e papel crepe;
* Ráfia;
* Tintas;
* Pincéis;
* Cola;

O que acham do resultado?!

Academia Morangos

Eu gosto muito da Academia Morangos, porque:

  • Divirto-me;
  • Posso fazer os trabalhos de casa;
  • Brinco com os meus amigos;
  • As monitoras são amigas, brincalhonas e imaginativas;
  • Fazemos artes plásticas, desenhos, etc;
  • Pode-se jogar e fazer os trabalhos no computador;
  • Faço trabalhos para estudar para os testes;

Isabel 5º Ano

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Para pensar...

Escola é lugar de estudar, mas o importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver...
Ora, é lógico... Numa escola assim vai ser fácil estudar, aprender, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, Ser feliz!


Paulo Freire

A Academia

Na sociedade actual, o principal desafio da educação está focalizado na formação de pessoas que procuram o bem próprio e de todos os que os rodeiam. Deste modo, é através do processo de ensino-aprendizagem que se pretende desenvolver indivíduos com capacidade para conhecer, compreender, ser, fazer, enriquecer e transformar o mundo durante toda a vida. Assim, é fundamental proporcionar o trabalho colectivo para que se formem crianças e jovens aptos a enfrentar os desafios, os dilemas, as pressões e as alterações que caracterizam os tempos actuais.
Neste sentido, na Academia Morangos, pretende-se criar dinâmicas interactivas para que todos (educandos e educadores) possam aprender e partilhar experiências e conhecimentos. Devo dizer que é fantástico o ambiente cooperativo que se vive diariamente nesta Academia. A partilha e a construção de saberes são uma constante, bem como a realização de actividades lúdico-pedagógicas, permanentemente integradas num contexto de colaboração/cooperação. Desta forma, o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio, do espírito crítico e das capacidades intelectuais estão sempre associadas a todas as actividades/exercícios pedagógicos executados na Academia.
Para esta instituição, o sentido da alegria e do bem-estar das suas crianças e jovens é essencial, sendo um espaço de encontro, de processos colectivos de aprendizagem, onde é indispensável trabalhar, ensinar, aprender e viver. Assim, cada aluno está presente na construção do seu próprio conhecimento, para que consiga compreender o sentido da sua aprendizagem e das competências que adquire. A metodologia de ensino da Academia assenta no desenvolvimento cultural, afectivo, pessoal e profissional das suas crianças, exercendo a sua acção educativa de forma organizada e rigorosa.
A educação é fundamental na formação das nossas crianças e, só assim, os nossos jovens terão a oportunidade de, futuramente, se tornarem exímios cidadãos.


Apesar da minha, ainda curta, presença na Academia, posso afirmar que tem sido uma experiência incrível. O ambiente de trabalho é óptimo e, sem dúvida, que sinto que todos os dias são um desafio. O esforço para que tudo corra da melhor forma e para que os resultados sejam positivos são alguns dos objectivos que todos os que aqui trabalham pretendem alcançar. Acho que estão reunidas todas as condições para que o bom trabalho continue…
Margarida Mergulhão