terça-feira, 19 de maio de 2009

Texto Livre

O Benfica na Champions

A História da Taça dos Clubes Europeus é longa e notável, nos 50 anos de competições existem vencedores e vencidos em todas as partes da Europa.
Entre 1961 e 1996 o Benfica e os rivais de Milão dominaram, embora o Real Madrid vença pela sexta vez. O domínio do Real Madrid chega ao fim através do seu maior rival doméstico, o Barcelona, na primeira fase do torneio de 1961.
O Barcelona foi até à final nesse ano no Wankdorf Stadion em Berna, na Suíça, onde foi derrotado pelo Benfica.
Na época seguinte, o Benfica, capitaneado pelo avançado José Águas, tendo como líder no meio-campo Mário Coluna, com Eusébio, defenderam o troféu vencendo o Real Madrid por 5 a 3 na final, no Olympisch Stadion, Amesterdão num dos jogos mais incríveis da história da Chapions League.
Um clube como o Benfica vindo de um país pequeno como Portugal, conseguiu surpreender o Mundo numa fantástica corrida ao título de campeão Europeu de Clubes. O maior clube português tornou-se, assim, num dos 11 clubes lendários classificados pela FIFA.
Em 1963 o Benfica chega à sua terceira final consecutiva, mas desta vez perde a primeira de duas finais para o Milan.
Quem dava nas vistas nos anos seguintes era o rival de Milão, Internazionale que venceria o troféu em 1094 e 1965 ganhando ao Real Madrid e ao Benfica, respectivamente.
Nesta altura a grandiosidade do Benfica contribuiu para a evolução do futebol interno em Portugal, dando assim à selecção Portuguesa hipótese de chegar ao terceiro lugar na Taça do Mundo, sendo esta composta pelos mais carismáticos jogadores do Benfica que faziam a equipa titular da selecção das Quinas, no Mundial de 66.
Em 1968 o Manchester United tornou-se a primeira equipa de Inglaterra a vencer a competição, batendo o Benfica por 4 a 1, no prolongamento do Estádio de Wembley. Esse jogo foi incrivelmente equilibrado e apesar do Manchester ter feito três golos no tempo extra, o Benfica poderia ter ganho no tempo normal quando o extraordinário Eusébio da Silva Ferreira perdeu uma grande oportunidade nos segundos finais.
Em 1988 o PSV Eindhoven derrotou o Benfica por 6-5.
Em 1989, o Benfica tinha a sua sétima final na Champions League, perdendo para o Milan por 1-0. Foi a última vez que o Benfica foi visto numa final, apesar de já ter chegado às meias-finais vezes sem conta.
O futebol deste clube lendário foi de tal forma formidável que só o azar nas cinco finais perdidas não o fizeram tão grande quanto o Real Madrid ou o Milan, no entanto o Benfica é o terceiro clube na Champions League com mais finais disputadas.
Chamo-me Guilherme Lourenço e, por tudo isto, sinto um grande orgulho em vestir a camisola da escola de futebol do Benfica.
Posso imaginar o que sentiram todos os jogadores que marcaram golos ao serviço do Benfica porque eu não tenho palavras para descrever o que senti quando marquei os golos às equipas adversárias, nos torneios onde já participei.
Viva o Benfica!
Guilherme Lourenço (5ºano)

Nenhum comentário: