segunda-feira, 27 de julho de 2009

Semanário de Férias

Quinta Semana - Astrologia e astronomia


Com os pés bem assentes na Terra mas com a cabeça no Espaço... assim foi esta semana na academia. Dito por outras palavras, mesmo sem sair da academia, as crianças voaram à descoberta dos astros num Universo ainda um pouco desconhecido. Esta semana foi dedicada aos astros e a todas as vertentes deste estudo.

A imaginação foi uma constante e os pequenos astronautas e investigadores mantiveram um nível elevado nas suas descobertas. Deste modo, viajaram até ao Sistema Solar, descobrindo os planetas e as inúmeras estrelas com a construção fictícia de um planetário. Foi muito gratificante ver os sorrisos da pequenada quando viram o brilho intenso das estrelas. No entanto, deixaram a sua nave da imaginação e rumaram até à descoberta dos signos num jogo bastante dinâmico e educativo. No final, cada criança descobriu quais as características comuns que os ligavam através dos signos.

Destacamos como um dos momentos mais divertidos desta semana a realização dos bolos intergalácticos... constatamos que existem verdadeiros talentos para a decoração de iguarias mesmo quando têm que transformar um simples bolo de chocolate numa obra de arte intergalática. Foi uma experiência de lamber os dedos e ver estrelas!!! :)

Durante a semana tentamos proporcionar experiências de todas as áreas, sendo a construção de bússolas, a oficina de escrita criativa e os puzzles galácticos, bons exemplos dessa diversidade de actividades. Não poderíamos deixar de referir o debate que realizamos pois, foi uma agradável surpresa. As crianças encarnaram bem a personagem e defenderam "com unhas e dentes" os temas que foram propostos, mostrando que assumem as suas posições com garra e dedicação.Foi muito interessante ver os nossos pequenos a tentarem convencer a plateia dos seus pontos de vista, mesmo que na realidade não concordassem com a posição assumida. O poder de persuasão e de argumentação e a capacidade comunicativa foram bastante evidentes, o que nos deixou de "boca aberta".


Foi assim esta semana passada no Espaço - brilhante como o Sol! :)




Nenhum comentário: