quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A amizade na Academia

Os amigos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento social dos mais novos. Através da brincadeira, a criança aprende a ganhar e a perder, descobre a diferença entre o certo e o errado e passa a compreender o ponto de vista dos outros. A relação com o meio não pode estar limitada aos pais ou à família mais próxima; é preciso deixar a criança conviver com os seus pares, bem como com crianças mais novas e mais velhas. Esta interacção com as diferentes faixas etárias é fundamental ao processo de diferenciação e, por consequência , à construção do "eu".
Tendo em conta esta premissa, nós, educadoras da Academia, pretendemos incorporar na educação das nossas crianças as emoções, os sentimentos e o mundo afectivo.

Por isso cada actividade é planeada sempre com a finalidade de estimular a importância da amizade, a preocupação com os outros, a confiança, as relações sociais, a lealdade e a solidariedade...

Não tem sido uma tarefa fácil, porque cada criança é um caso, mas podemos afirmar que temos conseguido alcançar a maioria destes objectivos, não só entre eles, mas também connosco. Esta cumplicidade tem sido notória nos desenhos que nos deixam, nos abraços e mimos que nos dão quando abrimos a porta, até nos simples textos que escrevem para este blog.

É por isso que iremos continuar a trabalhar para que as nossas crianças se formem com valores éticos e morais saudáveis, para que as suas emoções e sentimentos estejam presentes nos processos de tomada de decisões, na criatividade e na solução dos seus problemas.

Nenhum comentário: