terça-feira, 17 de novembro de 2009

Experiências na Academia

Vivemos na era da Ciência e da Tecnologia. Todos os dias surgem novas descobertas. Precisamos de estar preparados para viver num mundo complexo e de rápidas mudanças científicas e tecnológicas. Temos de adquirir a capacidade de entender a ciência e de desenvolver novas formas de pensar que nos permitam adaptar à contínua evolução do Mundo. Será através da Ciência que iremos desenvolver novos conhecimentos que nos ajudarão a resolver os problemas da vida real.

Por isso, na Academia Morangos desenvolvemos regularmente experiências científicas de forma a que os nossos alunos observem os fenómenos, discutam essas observações, realizem experiências pensadas por si ou com a ajuda das Educadoras, descrevam e discutam os dados obtidos, para que possam descobrir por si próprios as respostas para as suas dúvidas.


Os nossos alunos estarão assim a procurar explicações para alguns dos fenómenos que nelas ocorrem, aprenderão a observar o mundo que os rodeia e confrontarão opiniões, realizando tentativas que os ajudarão bastante neste processo. Irão adquirir inconscientemente hábitos que lhes permitirão estudar, compreender e investigar tudo o que os rodeia.

Richard P. Feynman: “(...)o mundo aparece-nos tão diferente depois de aprender ciência... Por exemplo as árvores são basicamente feitas de ar. Quando se queimam voltam ao ar e no calor da chama é libertado o calor da luz do sol que foi aprisionado para converter o ar em árvore. Nas cinzas fica a pequena parte restante que não veio do ar mas sim da terra sólida. Mas a ciência não nos ensina nada, a experiência sim, essa é que nos ensina. "



Nenhum comentário: