domingo, 23 de agosto de 2009

Semanário de Férias

Nona Semana - Matemática e Ciências


Somar diversão.
Subtrair tristezas.
Multiplicar novas experiências.
Dividir alegrias.


Misturar brincadeiras.
Experimentar emoções.
Descobrir vocações.
Investigar animações.



Esta semana de férias na academia suscitou algumas dúvidas e até “medos” na pequenada, afinal de contas a Matemática é o bichinho feio que assusta tantos estudantes. Mas, ao final de contas a Matemática pode ser muito divertida e a Ciência não é só fazer misturas explosivas em laboratórios.
Durante a semana, os pequenos tiveram a oportunidade de realizar diferentes actividades onde a Matemática e as Ciências estavam presentes. Para além dos bons momentos passados na praia e na piscina, onde os mergulhos e o surf fizeram as crianças divertirem-se muito, houveram outras actividades que marcaram a semana das quais podemos destacar:

# Os papagaios: com formas geométricas bem definidas, com decorações muito engraçadas e com vontade de voar, fizeram a delícia dos pequenos ao tentarem perceber qual a ciência da sua construção e do seu funcionamento;
# Os moinhos de vento: bem giros e coloridos e de fácil construção, estes moinhos rodavam sem parar quando o vento lhes batia. Uma, duas, três…. Muitas voltas deram os moinhos e as crianças lá tentavam contar!
# Os tabuleiros de damas: tantos quadrados que estes tinham e todos iguais mas, rapidamente ficaram muito originais. Com as canetas na mão a criatividade surgiu logo e os simples tabuleiros cheios de quadradinhos transformaram-se em tabuleiros muito divertidos;
# O bolo xadrez: bolo….hum…doce…hum…vamos comer? Perguntavam os mais pequenos. Vamos cozinha-lo? Perguntavam os mais crescidos. Misturaram os ingredientes, juntando sempre muita alegria e diversão. No final, todos colocaram mãos à obra como se de um edifício se trata-se e construíram, cubinho a cubinho, o grande bolo xadrez. Quando olharam para o produto final, os sorrisos multiplicaram-se e nem tinham vontade de o comer. Ficou mesmo bonito o nosso bolo mas acreditem que também sabia MUITO bem. J
# Os graffitis: mais uma vez, a elaboração de graffitis fez com que os piralhos dividissem opiniões, conhecimentos e até ideias. Investigaram como seria a melhor forma de desenharem algo divertido mas que contivesse formas geométricas. Afinal de contas os pequenos até podem ser traquinas mas também escondem muitas vocações. Os graffitis ficaram muito fixes!

Além de todas estas actividades somamos muitas mais, onde se experimentaram novas modalidades como o Taekondo e as actividades experimentais. O hip hop foi um dos pontos fortes da semana e até fez com que a pequenada anda-se em círculos, rodopiando de alegria.




Animação + Alegria + Novos conhecimentos + Diversão = Férias na Academia


Nenhum comentário: